Um dos estádios que mais preocupam a Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a Arena Pantanal, em Cuiabá, teve momentos tensos na tarde desta sexta-feira (25). Um incêndio atingiu a área interna da construção e pode comprometer ainda mais a entrega da obra, prevista para dezembro deste ano.
Segundo primeiras informações, o incêndio ocorreu no subsolo do estádio. Havia materiais de placas de isopor que teriam pegado fogo e provocado o tumulto no canteiro de obras da Arena. Segundo a Secopa (Secretaria da Copa) no Mato Grosso, os aparatos que foram incendiados seriam utilizados na cobertura do estádio, que, com isto, deve ter novo atraso na conclusão de suas obras.
O incêndio começou por volta das 14h30 (de Brasília). Uma grande cortina de fumaça preta tomou conta da área, assustando os que passavam pelo local. De acordo com a secretária, o Corpo de Bombeiros foi chamado, e o fogo acabou controlado por volta de 15 minutos depois do ocorrido. Ainda não há registro de feridos. A Secopa deve se pronunciar oficialmente ainda nesta sexta-feira.
A Arena Pantanal é um dos estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014 com maior atraso. Segundo o último balanço, somente 85% das obras foram concluídas, e a construção não deve ser entregue no prazo pevisto (dezembro deste ano).
“Estamos trabalhando com afinco para entregar a Arena Pantanal em dezembro, mas pode ser que vá precisar de mais alguns dias, de 10 a 15, para os detalhes de acabamento, instalar algumas cadeiras”, disse o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, na última quinta-feira (24).
Quatro caminhões combateram o fogo. Ainda será necessário o laudo técnico para explicar a origem do problema. Mas a Secopa destacou que os danos não foram graves e que a entrega do estádio continua marcada para dezembro, conforme exige a Fifa.
Nos últimos dias, a Arena Pantanal viveu um impasse envolvendo a compra e a instalação das mais de 40 mil cadeiras do estádio. Diante disso, o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), chegou a admitir na quinta-feira que a entrega das obras poderia atrasar. Mas o imbróglio já foi resolvido, possibilitando que tudo esteja pronto em dezembro.
Apesar do último balanço divulgado, com 85% das obras concluídas, em sua recente visita ao Brasil, no começo do mês, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, passou por Cuiabá e revelou preocupação com o risco de atraso no estádio da cidade, que será palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, todos da primeira fase