Otmar de Oliveira Professores da rede pública estadual que estão em greve desde o dia 12 agosto protestam. |
O governador Silval Barbosa (PMDB) se reúne novamente nesta quarta-feira (2) , ás 15h, com a Comissão de Educação (CE) da Assembléia Legislativa e o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes (PT) para tratar sobre uma possível solução para o por fim a greve dos professores da rede estadual de ensino que já dura mais de 50 dias.
Embora tenha sido consenso em reunião entre professores e parlamentares estaduais pela manhã que uma negociação presencial entre o governador e representantes do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) era necessária, o executivo não aceitou a agenda com a categoria.
Estiveram em conversa com o chefe do executivo no final desta manhã para viabilizar o encontro vespertino os deputados José Riva (PSD), Alexandre César (PT) e o presidente em exercício da Casa, Romoaldo Júnior (PMDB).
Presidente do Sintep, Henrique Lopes, afirmou que não houve convite para conversa em conjunto com governador, e descarta esta possibilidade. “Não queremos conversar, o governo já sabe que queremos algo novo, e deve nos responder através dos requerimentos que protocolamos. Estamos em uma negociação intermediada pela Assembleia Legislativa, e o governo deve seguir o princípio da impessoalidade”, disse.
A expectativa da categoria é que início do reajuste proposto aos profissionais da educação seja modificado, tendo início no próximo mês.