O atestado de óbito do lutador de MMA Leandro Caetano de Souza, o Leandro Feijão, de 26 anos, comprovou morte por AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. A informação foi confirmada por André Chatuba, um dos treinadores do atleta.
O lutador morreu na quinta-feira (26), momentos antes da pesagem oficial de um evento marcado para esta sexta-feira (27), em Laranjeiras, na zona sul do Rio. Segundo Chatuba, Feijão fazia havia dois meses uma dieta rigorosa e passou mal em uma sauna.
De acordo com Chatuba, Feijão precisava perder 13 kg em dois meses para estar com 57 kg na prova de pesagem. Durante o período, ele se submeteu a uma dieta sem carboidratos. Um dia antes da prova em questão, ele fez sauna entre uma e duas horas, com intervalos de 15 a 20 minutos.
O treinador diz que a prática é muito comum entre os atletas e que Feijão já tinha no currículo dez lutas. Logo, estava acostumado a fazer o procedimento. Chatuba afirmou que alguns não procuram médicos para passar pelo processo de emagrecimento.
— Muitos não têm acompanhamento médico. Os mais novos procuram seguir as indicações dos outros lutadores mais experientes, que já sabem o que fazer.
Entre as dez lutas na carreira do lutador, Feijão saiu vitorioso de cinco delas. O evento de MMA, do qual ele participaria, foi cancelado.
Larissa Kurka,