Prefeitos de 20 municípios do Norte Araguaia se reúnem nesta terça-feira (13) com o ministro dos Transportes, César Borges (PR), em Brasília e cobram a conclusão das obras de pavimentação da BR-158. Trecho inclui os 180 quilômetros que contornam a reserva indígena Marãiwatsédé.
Deputado estadual Baiano Filho e o deputado federal Carlos Bezerra, ambos do PMDB, acompanham a comitiva. Em março deste ano, o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe garantiu, diante do então Ministro do Transporte, Paulo Sergio Passos, do senador Blairo Maggi, do governador Silval Barbosa e de 18 prefeitos do Araguaia que o órgão adotaria a modalidade RDC (Regime Diferenciado de Contratações) para agilizar as obras da BR-242, com a meta de que até julho os primeiros lotes já estariam licitados e prontos para ordem de serviço, o que não ocorreu.
Sobre a BR-158, Jorge Fraxe também anunciou que até junho estariam lançados os editais de licitação do trecho de 180 quilômetros correspondente ao contorno, o que também não foi cumprido.
Comitiva deve cobrar também posições sobre a pavimentação da MT-242, entre Querência a Sorriso, que após 4 anos de cobranças, ainda não deixaram de ser projetos do Dnit. (Com ascom) I.B