O Ronaldo precisava do Atlético Mineiro.
E o Atlético Mineiro precisava do Ronaldo.
Foi o casamento perfeito.
O destino os uniu.
Por isso o sucesso todo.
Até na Libertadores.
O Ronaldo está focado demais.
Ele vai fazer de tudo para o Atlético ser campeão…”
As frases são de Assis.
Ele foi o responsável pela ida do irmão à Cidade do Galo.
E na véspera da final da Libertadores, está muito orgulhoso.
Com a morte prematura do pai, Assis tem uma relação paterna com o meia.
É responsável por todas as suas decisões na carreira.
Em entrevista exclusiva ao blog, ele mostra sua ansiedade.
E revela que estavam sem rumo com a turbulenta saída do Flamengo.
Até que o seu celular tocou.
Do outro lado estava Cuca.
E deu no que deu…
Ele já é um dos maiores ídolos da história do Atlético Mineiro…
Há situações que só Deus e o destino podem explicar. Nós estávamos muito chateados pelo que aconteceu no Flamengo. Foi muito ruim o final da sua passagem por lá. A gente estava ainda decidindo o que fazer quando toca o meu celular e era o Cuca. Nós jogamos juntos no Grêmio, somos amigos. Ele me falou do projeto sério que tinha com a direção do Atlético Mineiro. E que o Ronaldo era o camisa 10 que precisava. Acreditamos no Cuca e no poderio do Atlético Mineiro. Não é fácil sair do eixo Rio-São Paulo e entrar de cabeça em um projeto. Foi a melhor coisa que nos aconteceu. Ficou muito claro que o Atlético precisava do Ronaldo e o Ronaldo precisava do Atlético. Ele quer muito ser campeão da Libertadores. Está focado demais por esse título.
Qual era o plano de Cuca?
Fazer o Atlético buscar os grandes títulos. O clube tem uma torcida maravilhosa, um potencial incrível e infraestrutura que poucos no Brasil possuem. O elenco é excelente, com o respaldo do Kalil para o que precisar. Havia a possibilidade de brigar, buscar o que viesse pela frente. A Libertadores é algo muito possível. O trabalho foi feito da maneira mais séria possível. Com todos empenhados. Aos poucos, o projeto foi se materializando. Foi um trabalho cuidadoso. Mas com uma evolução incrível. Veio a classificação para a Libertadores, a conquista do Campeonato Mineiro. A campanha excelente e agora a final da Libertadores. Tudo foi colocado em prática e deu muito certo. A nossa escolha foi a melhor possível.
O Ronaldinho deu uma reviravolta na carreira.
Muitos não acreditavam mais nele.
Seus últimos dias no Flamengo foram péssimos…
Sinceramente, não quero falar sobre Flamengo. O que passou, passou. O que está provado é que, se o Ronaldo tiver condições de trabalhar, ele rende. Mas é preciso estrutura. A resposta está aí por tudo o que ele está fazendo no Atlético Mineiro. Ele é um vencedor na vida. Dê uma olhada na carreira dele. Por onde passou, foi campeão. Em todos os clubes. Até no Flamengo. O tempo passou e a resposta está aí. Mostrou mais uma vez a qualidade do Ronaldinho como jogador. Um atleta humilde que faz questão de valorizar o grupo onde está. A sua presença só faz bem para o time e para o clube onde estiver. Minas Gerais estava esperando por ele. Está tudo certo. O que passou, passou. [Ainda não, já que ele e o irmão processam o Flamengo em R$ 55 milhões].
Assis, e Seleção Brasileira?
O Marin deu uma entrevista falando que ele se atrasou na concentração.
E deixou claro que as portas estão fechadas…
Não comento entrevista de outra pessoa. O que posso dizer é que o Ronaldo sonha sim com a seleção. Que grande jogador não quer disputar uma Copa do Mundo? Ele também. Mas não vai falar nada, bater boca com ninguém. Respeita. Todos sabem do seu potencial. Ele quer servir o Brasil. E continuará mostrando em campo se merece disputar a Copa. Mas focado no Atlético Mineiro. Fazendo de tudo pelo clube. Se essa dedicação o levar para a seleção, ótimo. Se acontecer será algo natural, com as pessoas reconhecendo o que ele pode fazer para ajudar. Como ele sempre ajudou para onde foi. Não vai se expor, falar, cobrar. Se houver o reconhecimento, ótimo. Sonhar com a seleção brasileira ele sonha. Tem um orgulho danado quando coloca a camisa amarela. E o reconhecimento do mundo do futebol.
Você fala em foco.
E é impressionante como o Atlético se transformou com ele.
O clube passou a ser mais respeitado.
E dentro de campo, a confiança dos outros jogadores.
Com direito a três deles irem para a seleção.
O elenco do Atlético Mineiro é excelente. Mas um jogador com o currículo do Ronaldo é raro no mundo. Todos os títulos. Ter sido melhor do mundo duas vezes. As decisões pelas quais passou. O planeta todo conhece o Ronaldo. Ele levou tudo isso para o time. Mas o segredo de ter dado certo é a sua humildade. Ele faz questão de se comportar como um jogador do grupo. Sem privilégios. Deixando seu currículo para lá na hora de trabalhar. Mas ele vem à tona durante as partidas, contra os adversários. Sempre houve um enorme respeito pelo Atlético Mineiro. O Ronaldo só agregou trazendo toda a sua vivência, seus títulos. Ele é um dos maiores vencedores do futebol mundial. Um dos grandes ídolos do futebol mundial. Isso pesa, não há como negar. E insisto, ele não se coloca acima de ninguém. Este é o segredo que faz com que os jogadores do Atlético tenham tanta amizade e parceria com o Ronaldo.
Independente de título, qual é o projeto agora.
Ele ficará muito mais tempo no Atlético?
Acabará a carreira em Minas Gerais?
Não há projeto mirabolante de futuro. Vamos esperar o que irá acontecer até o final do seu contrato. E depois iremos ver o que acontece. É um passo a cada vez. O momento é excelente, isso que importa agora.
A postura da torcida atleticana foi emocionante.
O apoio quando a mãe de vocês estava doente, marcante…
Foi uma das maiores demonstrações de carinho. Não só à minha mãe, a mim, à família toda. A adoração dos torcedores mineiro é algo inexplicável. Ainda mais em um estado que nunca tivemos qualquer ligação. São coisas que só o futebol pode proporcionar. Nos sentimos em casa em Belo Horizonte. O carinho e respeito que temos da direção do Atlético nos faz muito bem. Mas a postura da torcida atleticana é maravilhosa. Por isso que falo em casamento perfeito. Eles precisavam de um jogador como o Ronald e ele desse apoio incondicional. O resultado está no campo.
A idolatria em relação a Ronaldo continua no mundo.
E não é só da torcida do Atlético.
O ano que será lançado uma animação indiana sobre ele…
Sim, o Ronaldo está em projeto de animação que será lançado em 2014. Tudo está acontecendo na Índia, onde foi feito o lançamento. O grupo envolvido é dono do clube inglês Blackburn. Além disso, há o gibi feito pelo Maurício de Souza sobre o Ronaldo que é vendido na Itália e vai muito bem, obrigado. E há outro filme vindo por aí. É sobre o Atlético Mineiro, Ronaldo, essa campanha fantástica do clube na Libertadores. Ele é um ídolo e vive uma vida de ídolo. Ele movimenta o mercado. A adoração das pessoas é impressionante. Em qualquer lugar do mundo. Há a necessidade de sempre estar protegido. É o retrato do sucesso da sua carreira. E mais o seu carisma. O Ronaldo é mais do que atleta. É uma pessoa especial.
Ronaldo teve várias propostas durante a carreira.
Quais as do futebol paulista?
Concretas..
Houve duas vezes que ele esteve para jogar no mercado paulista. Que é excelente, pelo tudo que mobiliza. Recebemos boas propostas do Palmeiras e do São Paulo. Conversamos, negociamos. Mas não fechamos. É uma coisa de destino. As negociações bateram na trave.
Eu tenho muito orgulho. Ele tem carisma, futebol, talento e um excelente caráter. Nós estivemos juntos em todas as vitórias, conquistas, momentos tristes, decepções, derrotas. E ele sempre me deu orgulho pela postura íntegra. O Ronaldo é um excelente profissional. Abriu mão de coisas que as pessoas normais têm na vida. Só para poder jogar futebol de altíssimo nível. E ninguém pense que é fácil. A sua carreira é excepcional. Passou pelo Grêmio, Paris Saint-Germain, Barcelona, Milan, Flamengo e agora Atlético Mineiro. Foi campeão por onde passou. E grande ídolo de todos esses clubes tão importantes. Não é para qualquer um. Mais do que jogador, é uma pessoa muito especial. Quem tem a chance de conhecer de verdade, sabe. Tenho muito orgulho em dizer que sou seu irmão.