Programa da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística de Mato Grosso, intitulado “Diário de Queimadas” irá monitorar os focos de incêndio em todo o Estado, durante período proibitivo até 15 de setembro.
Reprodução |
O trabalho pretende quantificar os números para que seja lançado um mapa publicado diariamente na página do Ministério Público Estadual (MPE). De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas no período de 1º de janeiro a 15 de julho, mais de 4 mil focos de calor foram detectados.
Nos primeiros 15 dias deste mês, os satélites registraram quase 900 focos de calor no Estado, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O número revela que houve um acréscimo de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados pouco mais de 800 focos.
“No prazo de 24 horas da publicação, as informações serão remetidas via procedimento administrativo ao promotor de Justiça de cada comarca da queima, com a identificação do proprietário e coordenadas geográficas da área para responsabilização dos autores”, explica o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe.
Ainda conforme o procurador, ao término, os trabalhos e eventuais correções e seus resultados serão apresentados no XIV Congresso Brasileiro de Ministérios Públicos Ambientais que será realizado este ano. (Com MPE)