O Uruguai perdeu nos pênaltis para a Itália, após empate por 2 a 2, e ficou com o quarto lugar na Copa das Confederações. As duas derrotas consecutivas (a deste domingo e contra o Brasil nas semifinais), porém, mostraram uma imagem positiva da seleção de Óscar Tabárez, segundo os próprios jogadores da Celeste.
“Foi um torneio espetacular, com as melhores seleções do mundo. Infelizmente, contra o Brasil e Itália faltou um pouco. Esse Uruguai provou que é o mesmo de alguns anos atrás, um time que trabalha e sempre está em jogos importantes. Agora é pensar nas eliminatórias”, disse o zagueiro e capitão Diego Lugano.
Autor dos dois gols do Uruguai contra a seleção italiana, Cavani também ressaltou o futebol apresentado pela equipe na competição. “A coisa mais bonita é que o Uruguai sai com a cabeça erguida, com outra imagem. Infelizmente, a Itália teve mais mérito e isso fez a diferença. Mas entramos com honra em campo e lutamos muito duro. Temos muitos valores para seguir em frente”, afirmou.
O Uruguai começou a Copa das Confederações sob desconfiança. A seleção que surpreendeu na África do Sul e ficou com o quarto lugar no Mundial de 2010, e campeã da Copa América 2011, sofre para ficar entre as quatro primeiras posições nas eliminatórias sul-americanas, que garantem vaga direta na Copa do Mundo do ano que vem. A celeste ocupa o quinto lugar.
Porém, na Copa das Confederações, a equipe fez o que era esperado dela: chegar às semifinais. “Foi feito todo um trabalho e isso reflete em vitórias e em resultados. Tivemos uma experiência maravilhosa na Copa América e agora, novamente, estamos nos encontrando”, explicou Cavani.