Carros são construídos na Espanha e passam por fase de testes
LISLAINE DOS ANJOS
Midia News
imagens dos carros (cada um formado por sete vagões), que estão previstos para desembarcar no Brasil até agosto deste ano, que mostram detalhes do interior dos vagões e das cabines bidirecionais.
Um dos integrantes da Comissão de Fiscalização da Secopa, o arquiteto e engenheiro de tráfego André Luiz Gomes de Bento, se encontra na cidade espanhola de Zaragoza e deve enviar relatório sobre o andamento dos testes ainda nesta segunda-feira (20).
Os carros estão sendo construídos pela CAF Brasil Indústria e Comércio, empresa que integra o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra na Grande Cuiabá.
Ao todo, a Secopa licitou 40 carros, com capacidade para abrigar 400 passageiros cada um.
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Interior de um dos carros do VLT de Cuiabá, que está em fase de testes na Espanha |
Os veículos do VLT de Cuiabá serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.
Cada veículo terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.
Segundo a pasta, o projeto prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados.
A expectativa da Secopa é de que o VLT demore em torno de 20 minutos para percorrer, de uma extremidade a outra, cada eixo.
Nos horários de pico, a previsão é de que os terminais tenham um VLT saindo de quatro em quatro minutos.
Implantação do modal
Constituído de dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado nos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.
Além de implantar o modal e construir os veículos, entregando-os prontos para operação, o Consórcio VLT Cuiabá será responsável também pela edificação de obras de arte ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, sendo cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.
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Cabine de controle do VLT: testes continuam até o final do mês |
Com 15 quilômetros de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA I e André Maggi), além de um elevado ferroviário no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
Quatro trincheiras serão construídas (Km Zero, Avenida da FEB-Cristo Rei, Rua Desembargador Trigo Loureiro, Rua Luis Felipe), além de 22 estações de transbordo, uma ponte sobre o Rio Cuiabá e dois viadutos: um elevado ferroviário no Aeroporto e outro próximo à Secretaria de Fazenda, na Avenida do CPA.
Nesse eixo deverá ser feita também a reestruturação do Canal da Prainha, na região central de Cuiabá.
Eixo Coxipó-Centro
O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 quilômetros de extensão e contará com um terminal de integração na região do Coxipó, 11 estações de transbordo, três viadutos: um na rodovia MT-040, outro na Avenida Beira Rio e um no trevo que dá acesso à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Além disso, duas pontes serão construídas sobre o Rio Coxipó.