Neymar é assediado por centenas de pessoas diariamente, seja no CT do Santos, nos lugares por onde passa e passeia e até com propostas de contratos. Mas recentemente o que parece ter abalado o jogador foi as críticas do jornalista Odir Cunha, que tem um blog que fala sobre o Santos.
Em seu site oficial, a assessoria de imprensa de Neymar divulgou uma nota repudiando um post do blog de Odir que cita o pai e a família do astro como “separados pela fortuna”, faz declarações de cunho religioso e repudia a intenção de Neymar pai em acertar a negociação do jogador para o exterior em 2014, quando acabar o contrato do craque com o Peixe, como nos trechos abaixo:
E justo o pai de Neymar, que vivia na igreja, que sabia tudo sobre os ensinamentos de Deus, um especialista em fraternidade e compaixão, uma pessoa simples que defendia a tese de que “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico ir para o reino dos céus”, justo essa pessoa pode levar nosso herói embora e deixar o Santos com as calças na mão.
Vai ver ainda se recorde dos tempos em que ele, a mulher e o casal de filhos viviam felizes e unidos, mesmo sem a fama e a fortuna que hoje os embala – e os separa.
Digo que é o pai, e não o filho, porque sei que Neymar não é dinheirista. Mais influenciado pela mãe, o garoto estaria feliz mesmo que não tivesse a fortuna que tem. Seu maior tesouro é o filho, os amigos, a irmã, a presença dos pais – que, mesmo separados, vivem no mesmo prédio – e o carinho dos torcedores, principalmente dos santistas.
Na nota, Neymar afirma e justifica com cópias dos e-mails enviados por Odir, que o jornalista tinha a ideia de fazer um livro sobre ele, mas não queria pagar direitos ao Santos. A publicação trata o jornalista como “mídia do mal”.
Abaixo você confere a íntegra da nota oficial publicada no site oficial do craque:
Há algum tempo fomos procurados insistentemente pelo jornalista Odir Cunha, um profissional bastante identificado com o Santos FC e autor de vários livros dedicados a contar a história do clube pelo qual declaradamente torce. Ele mostrava disposição em escrever um livro sobre o Neymar Jr a quem, palavras dele, “simplesmente adorava” !!
Seguiu-se a troca de e-mails tradicional em toda negociação comercial. Claro está que não se trata de uma publicação escrita por um fã que deseja apenas elevar a imagem de um clube e de um atleta. Há toda uma preocupação comercial neste tipo de ação e não foi diferente com o Sr. Odir Cunha. O que não é nenhum pecado, deixo claro.
Apenas estranho que alguém que defenda tanto o Santos FC em seus textos não pense, em momento algum, em participar o clube nas receitas provenientes da venda do produto. Afinal, mesmo que indiretamente, o livro que seria desenvolvido usaria a imagem do clube. Digo isso com tranquilidade baseado no primeiro e no terceiro dos e-mails reproduzidos abaixo onde são discutidos percentuais sobre as vendas.
Chegamos em determinado momento a receber o jornalista no escritório da NR Sports, em Santos. Eu não estava presente. Todas as conversas foram conduzidas pelo Sr. Eduardo Musa. Eu e minha família não o conhecemos pessoalmente e não fazemos questão de conhecer. As negociações foram interrompidas a meu pedido em razão de termos sido informados sobre o caráter do jornalista, informação que viria a se confirmar com os fatos de hoje.
A negociação não avançou.
O livro não foi escrito pelo Sr. Odir Cunha e publicado pela Editora a qual ele está(va) ligado.
Hoje, 19/04, ele publicou um texto em seu blog com graves acusações pessoais sobre a minha família. Os constantes elogios foram trocados por palavras que expõem certa mágoa com o fracasso da negociação, com a perda da receita esperada, mostrando o quanto interesses comerciais podem mover a “caneta” de um jornalista.
Lamentavelmente Sr. Odir Cunha, após recebermos você em nossa “casa”, descobrimos quem é a “mídia do mal” a quem você se referiu no e-mail encaminhado em 10/09/2012.
Você !!