NORTE DE MT Operação aérea detecta 12 áreas de desmatamento ilegal

Data:

Compartilhar:

Alessandra Neves, repórter do GD
Divulgação/Ibama

Durante operação aérea que teve início nesta terça-feira (02), 12 pontos de desmatamentos irregulares foram detectados no Norte de Mato Grosso, na região que vai de Tabaporã a Marcelândia. O número pode aumentar consideravelmente já que a fiscalização, que está sendo feita por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) vai até a próxima sexta (05).

Ao total, serão monitorados cerca de 9 milhões de hectares de terras, em 20 municípios, entre os quais Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia, onde a degradação ambiental é mais crítica.O sobrevoo na região é em razão de denuncias que chegaram à Sema.

De acordo com o superintendente de Fiscalização da Sema, coronel Osmar Lino Farias, a operação tem como objetivo levantar as coordenadas geográficas dos desmatamentos ilegais na região para que as equipes de fiscalização em terra possam chegar a essas áreas. “Com a localização dos pontos já estamos fazendo um levantamento dessas áreas no banco de dados da Sema e, na próxima semana, as equipes de fiscalização estarão se deslocando para a região”. Equipe terrestre deve chegar aos pontos de desmatamento na próxima semana.

Conforme dados da Sema, de novembro do ano passado ao fim de março foram autuados e embargados quase 6 mil hectares desmatados ilegalmente, em áreas passíveis de desmatamento (mas que não possuíam autorização), áreas de reserva legal, de preservação permanente e de exploração seletiva. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas