Formad promove debate sobre políticas sociombientais para MT

Data:

Compartilhar:

O Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) promoverá na próxima semana, entre os dias 25 e 26 de março, o Seminário de Políticas Públicas Socioambientais. O evento será realizado no auditório Viola de Cocho do Mato Grosso Hotel Palace, no centro de Cuiabá. Objetivo é situar Mato Grosso no contexto macroeconômico e analisar seus impactos socioambientais, tentando identificar políticas prioritárias e estratégias coletivas e comunitárias para futuras ações.

Para promover os debates estão convidados representantes da Embrapa, Ministério Público Estadual, Unemat, UFMT, UFJF, Núcleo de Justiça Ambiental e Direitos da Fase, Instituto Centro de Vida (ICV) e outros representantes que fazem parte da Rede Formad.

A iniciativa visa promover o debate entre representantes de instituições do governo e movimentos socioambientais, além de contar com a participação de agricultores, comunidades tradicionais, pesquisadores, estudantes e a sociedade civil em geral. Durante o encontro existirão 3 mesas temáticas em que serão debatidos temas relacionados as experiências na agricultura familiar, agroecologia, código florestal, energia, transporte fluviais, além do mapeamento dos megaprojetos em desenvolvimento no Mato Grosso.

Hoje Mato Grosso é responsável direto no avanço dos megaprojetos ligados as questões ambientais ou de sustentabilidade no país. Por ser um estado beneficiado pela abundância natural água e pela diversidade de biomas, está havendo uma eclosão de empreendimentos e construções nos municípios do estado. Uma análise profunda precisa ser feita para avaliar a dimensão real desse desenvolvimento em curso. O Seminário de Políticas Públicas Socioambientais é o espaço de construção coletiva para mapear e identificar os impactos ambientais e sociais dos megaprojetos, além de fomentar uma estratégia de ação conjunta entre os grupos excluídos desse processo de desenvolvimento.

A programação completa do evento está no site www.formad.org.br .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas