Veja a distribuição ano a ano dos pilotos e GPs da categoria desde sua criação, em 1950
A Fórmula 1 2013 deu início no último fim de semana (17) a mais uma temporada de disputas acirradas em Grandes Prêmios espalhados por quase todo o mundo, mas ainda com uma concentração de pilotos europeus. Por sinal, pela primeira vez desde 1971, apenas uma bandeira do Brasil, País oito vezes campeão da categoria, estava alinhada no grid de largada.
Criada em 1950, a categoria, que inicia sua 64ª temporada, passou por diversas redistribuições até atingir o formato atual, com pilotos e provas em quase todos os continentes.
Nos primeiros anos, era normal que mais de 50 pilotos participassem das corridas, que por sua vez, eram quase sempre realizadas no continente europeu. Mas, com a popularização do esporte, desenvolvimento de novas economias espalhadas pelo globo e com a massificação das transmissões das corridas, a F-1 ganhou fãs, adeptos, pilotos e novos circuitos.
Nesse contexto, a reportagem do R7 elaborou um infográfico que mostra, ano a ano, a evolução e distribuição dos pilotos e GPs da categoria desde sua criação. Confira: