A presidente Dilma Rousseff vai empossar três novos ministros de Estado neste sábado (16).Em reforma ministerial anunciada nesta sexta-feira (15), a presidente trocou os chefes dos ministérios da Agricultura, da Aviação Civil e do Trabalho.
Moreira Franco saiu da Secretaria de Assuntos Estratégicos, mas, por enquanto, ninguém toma posse em seu lugar.
A posse foi marcada para a manhã deste sábado porque a presidente viaja para Roma, onde deve ficar até a próxima terça-feira (19) para participar da cerimônia de coroação do papa Francisco, no Vaticano.
Na dança das cadeiras, Mendes Ribeiro deixa o Ministério da Agricultura. O ministro estava à frente da pasta desde 2011 — mesmo ano em que descobriu um câncer no cérebro — e será substituído pelo deputado federal Antônio Andrade (PMDB-MG).
Nos bastidores, a informação é de que a troca faz parte de um pagamento do PT ao PMDB mineiro, que apoiou a candidatura do petista Patrus Ananias à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2012.
Inicialmente, a negociação previa que Mendes Ribeiro ficaria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos, mas a troca não se concretizou e ele deixa o alto escalão do governo Dilma.
Moreira Franco deixa a Secretaria de Assuntos Estratégicos (que fica a cargo do secretário-executivo da pasta, Roger Leal) e vai para a Secretaria de Aviação Civil.
Wagner Bittencourt deixa o ministério para abrir espaço para Moreira Franco, e perde vaga na Esplanada. Bittencourt, que é servidor de carreira do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), deve voltar para seu cargo no órgão.
O Ministério do Trabalho continua com o PDT, porém tem um novo chefe. Brizola Neto deixa o comando da pasta. Protagonista da disputa com o presidente do partido e ex-ministro Carlos Lupi, Brizola Neto perdeu o embate interno e também deixa a Esplanada.
No lugar dele entra o secretário-geral nacional do PDT, Manoel Dias, aliado de Lupi.
Na nota em que divulga as trocas, Dilma agradece a colaboração dos ministros ao governo e ao País e deseja bom trabalho aos que assumem novos cargos.
PSD
Havia a expectativa de que o vice-governador de São Paulo, Afif Domingos, seria confirmado no comando do recém-criado Ministério da Micro e Pequena Empresa durante a reforma ministerial. Segundo informações de bastidores, o nome de Afif está confirmado, mas o anúncio será feito posteriormente.