Pesquisa sugere que bloqueio de transportador de hidrogênio nos rins impede retenção excessiva de sódio no organismo
Pesquisadores da Georgia Regents University, nos EUA, descobriram que o bloqueio de um transportador de hidrogênio nos rins pode ajudar a tratar a hipertensão sensível ao sal.
Segundo os pesquisadores, os radicais livres no rim solicitam o órgão a reter sódio em vez de eliminar o excesso pela urina. Excesso de sódio, por sua vez, aumenta a produção de radicais livres.
Bloqueando o transportador de hidrogênio HVI, mais conhecido por seu papel em ajudar as células imunológicas a produzirem grandes quantidades de radicais livres para matar bactérias, pode interromper esse ciclo insalubre e vicioso.
“Acreditamos que a superexpressão de HVI nos rins induz a produção de muitos radicais livres, que podem ativar os transportadores de sódio para reter mais de sódio, levando à hipertensão e danos renais”, explica o pesquisador Paul O’Connor.
O sódio ajuda os rins a regularem o volume de líquido e a pressão arterial. No entanto, o envelhecimento e a obesidade são fatores de risco para reter muito sódio. Quase 40% dos negros e 30% dos brancos com pressão arterial saudável têm uma tendência a reter sal e chamada sensibilidade ao sal ocorre em cerca de 75% dos negros e mais da metade dos brancos com hipertensão.
O’Connor e seus colegas descobriram HVI nos néfrons dos rins, onde são tomadas decisões sobre a quantidade de sódio a ser retida. Analisando o transporte de sódio no interior das células dos túbulos renais, a equipe encontrou medicamento capaz de inibir a produção de radicais livres e começaram a juntar as peças.
O’Connor e seus colaboradores desenvolveram um mutante HVI do rato sensível ao sal Dahl, que se torna hipertenso em uma dieta rica em sal, para testar sua hipótese.
“Acreditamos que se o HV1 não está presente, temos uma sensibilidade reduzida ao sal, redução do estresse oxidativo e menos lesão renal quando você alimenta estes animais com uma dieta rica em sal”, afirma O’Connor.
Segundo os pesquisadores, se a eficácia for comprovada, eles poderão desenvolver um novo tratamento para a hipertensão sensível ao sal.