O governador Silval Barbosa (PMDB) sancionou Lei nº 9.878, que cria o Sistema Estadual de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal – REDD+.
O objetivo é promover a redução progressiva, consistente e sustentada das emissões de gases de efeito estufa decorrente de desmatamento e degradação florestal bem como a conservação, o manejo florestal sustentável e a manutenção e aumento dos estoques de carbono florestal.
Entre 2004 e 2012, Mato Grosso reduziu em 93% suas taxas de desmatamento na floresta, de acordo com dados do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Lega (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Redução que equivale a aproximadamente 1% da queda mundial nas emissões de gases de efeito estufa – mais de um bilhão de toneladas de CO2 -, no total.
"É fundamental implementar políticas públicas que promovam uma maior valorização das nossas florestas e invertam a lógica econômica que sustenta o desmatamento. Nesse contexto, a consolidação do mecanismo de REDD+ é um passo importante nos esforços de redução do desmatamento em Mato Grosso e na captação dos recursos necessários para assegurar a conservação do remanescente florestal do Estado, que corresponde aproximadamente 61% do nosso território", destacou o governador Silval Barbosa.