O meia Montillo foi contratado pelo Santos como principal reforço para a temporada 2013. Com status de quem chegou à seleção argentina por suas boas atuações no Cruzeiro, o jogador desembarcou na Vila Belmiro para fazer dupla com Neymar. Atuando ao lado do principal nome do futebol brasileiro na atualidade, ele espera se destacar e sonha em defender a Argentina na Copa do Mundo de 2014.
— Tive a oportunidade de jogar na seleção em 2012 e acho que o Santos pode abrir uma porta também. Mas não adianta falar, preciso mostrar no campo que posso estar na seleção e aproveitar as oportunidades, que podem chegar quando menos se espera. Mas tenho tranquilidade, humildade, e gosto de trabalhar. Sei que o Santos fez um esforço muito grande para eu estar aqui e pretendo retribuir em campo.
Montillo explicou alguns dos motivos que o fizeram trocar o Cruzeiro pelo Santos. Ele não escondeu o desejo de atuar com a mesma camisa 10 que um dia pertenceu a Pelé, além de exaltar a possibilidade de atuar ao lado de Neymar.
— Tenho uma expectativa muito grande, é uma camisa que tem um peso a mais. Não só por ser do Santos, mas porque é a camisa que o Pelé jogou. É uma honra para mim jogar com a camisa de um gênio. Tomara que eu possa fazer meu trabalho dentro e fora de campo, sendo profissional. E com certeza, jogar com o Neymar é um plus.
Todos esses ingredientes fazem com que o meia considere a chegada ao clube paulista "um passo importante".
— Para mim é um passo importante na carreira, tenho 28 anos e acho que dar esse passo grande de jogar no Santos é muito bom. Estou muito agradecido a todos no Cruzeiro, mas quando saiu a oportunidade de jogar aqui já comecei a ler sobre a história do clube, porque não queria chegar sem saber nada.
Se Montillo tem muita expectativa em relação ao Santos, o contrário também acontece. Apesar do título paulista, o clube da Vila Belmiro teve momentos conturbados em 2012, como a queda nas semifinais da Libertadores, diante do rival Corinthians, e a fraca campanha no Campeonato Brasileiro, terminando em oitavo.
— Espero que o time brigue por todos os torneios que jogar. Começando pelo Paulista, brigando pela quarta taça consecutiva do campeonato, e aí continuar. Infelizmente não entramos na Libertadores, mas a Sul-Americana também é um torneio para ter em conta, queremos ganhar. O Brasileiro também, tem muito time se reforçando bem, mas acho que será um ano bom