Maioria dos índios brasileiros não tem qualquer tipo de renda

Data:

Compartilhar:

 

A maioria dos índios brasileiros não recebia qualquer tipo de renda, de acordo com dados apurados em 2010 pelo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgados nesta sexta-feira (10). 

De acordo com o levantamento, 52,9% dos indígenas não contavam com qualquer rendimento. A proporção é ainda maior nas áreas rurais, onde a participação dos que não recebiam salário salta para 65,7%.

Na categoria "sem rendimento", as diferenças entre índios (51,9%) e outros brasileiros (30,7%) são maiores do que entre as mulheres (53,9% contra 43,0%). 
 

O Censo mostra ainda que, em 2010, 83,0% dos indígenas de 10 anos ou mais de idade recebiam até um salário mínimo (R$ 510, na ocasião) ou não tinham rendimentos, percentual concentrado na região Norte (92,6%, sendo 66,9% sem rendimento). 

Já o Sudeste apresentou a menor proporção, tanto de pessoas que recebiam até um salário mínimo (25,9%) quanto das sem rendimentos (34,7%). 

Em todo o País, 1,5% da população indígena acima de 10 anos de idade ganhava mais de cinco salários mínimos (R$ 2.550). Esse percentual cai para 0,2% nas terras indígenas, onde 65,8% dos indígenas não tinham rendimentos.

Já entre os indígenas residentes fora das terras, a proporção caiu para 39,5%.A atividade da população indígena é concentrada na agricultura de subsistência e “os rendimentos monetários nem sempre são a melhor forma de aferir remuneração”, afirma o IBGE.

O instituto explica que muitos fatores dificultam a coleta de informações sobre o rendimento dos trabalhadores indígenas, já que muitos trabalhos são realizados coletivamente e as atividades laborais e de lazer se misturam. 

Os especialistas apontam ainda como “obstáculo” para traçar o retrato econômico do índio brasileiro a relação deste povo com a terra, pois não a tratam como propriedade privada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY