O fim de semana foi trágico no futebol ao redor do mundo. Dois jovens e promissores atletas morreram. Na noite de sábado (4), o norte-americano Kirk Urso, que atuava na liga dos EUA, foi encontrado morto pela polícia. No domingo (5), o nigeriano Chinonso Ihelwere Henry morreu durante uma partida de seu time.
O meia Kirk Urso defendia o Columbus Crew na Major League Soccer (MLS), a principal liga de futebol profissional dos Estados Unidos. A polícia local ainda não forneceu detalhes sobre a causa da morte do jogador de 22 anos, disse Marco Rosa, porta-voz da equipe norte-americana.
Urso estava lesionado e não participou da última partida da sua equipe na MLS, no último sábado, quando o Columbus Crew caiu por 1 a 0 diante do DC United, em Washington.
Leia tudo sobre Londres 2012
O jovem atleta realizava a sua primeira temporada como jogador da equipe de Columbus. Nascido em Lombard, no Estado de Illinois, o meio-campista fez parte da equipe da Carolina do Norte que ganhou o título da Associação Nacional Atlética Colegial (NCAA, na sigla em inglês) no ano passado e também foi campeão mundial Sub-17 pela seleção norte-americana em 2007.
O nigeriano Chinonso Ihelwere Henry morreu durante uma partida de sua equipe, o Tulcea, contra o Balotesti, pela segunda divisão do Campeonato Romeno. De acordo com Bogdan Oprita, chefe do serviço local de ambulâncias, Chinonso caiu desacordado no gramado.
Os médicos ainda tentaram reanimar o nigeriano, que tinha apenas 21 anos, mas ele já não tinha batimentos cardíacos e nem respirava. As causas da morte ainda não estão claras e só serão divulgadas depois da realização de uma autópsia, de acordo com Oprita.
A partida deste domingo estava sendo disputada no povoado de Balotesti, ao norte da capital Bucareste. Chinonso começo no banco de reservas e sofreu o colapso apenas 15 minutos depois de entrar em campo no segundo tempo. Ele atuava na Romênia desde 2007, quando foi contratado pelo Farul Constanta.