O governador Silval Barbosa (PMDB) informou, durante visita a 28ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Sinop (Exponop), que quatro bancos – dois públicos e dois privados – já manifestaram interesse em emprestar R$ 1.5 bilhão para o governo de Mato Grosso levar rodovia pavimentada aos 44 municípios que ainda não estão interligados à malha asfaltada.
“Já tínhamos a sinalização do BNDES, do Banco do Brasil e do HSBC. Hoje o Santander também informou ao governo que pode viabilizar os recursos para o programa Mato Grosso Integrado”, falou Silval.
As quatro instituições financeiras foram procuradas pelo governo para emprestar o volume bilionário para integrar todos os municípios com asfalto. BNDES, BB e HSBC já tinham sinalizado positivamente para Silval. Nesta quarta-feira foi a vez do Santander responder ao governo informando que pode fazer o empréstimo a Mato Grosso.
“O governo já tem o aval da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Agora é analisar. Quem oferecer a melhor proposta e melhor prazo nós estaremos fechando para implantar uma via asfaltada em todos os municípios que ainda sofrem por falta de pavimentação”, comentou Barbosa.
As obras nestas localidades são o que falta, segundo o governo, para que todos os 141 municípios do Estado possam ser considerados interligados. O programa foi compromisso de campanha do então candidato Silval, em 2010.
O governo já possui projetos básicos prontos para o programa e outros executivos já começaram a ser confeccionados, de modo que as obras de pavimentação, cujo financiamento terá a União como avalista, devem ter início entre seis e nove meses.
