Governador anuncia curso de Medicina em mais três cidades

Data:

Compartilhar:

 

Depois de levar o curso de Medicina para o campus “Jane Vanini” (Cáceres) da Universidade do Estado de Mato Grosso, o governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou, nesta quarta-feira (18), a possibilidade de extensão da oferta para mais três cidades-pólo do Estado: Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis.

O anúncio foi feito após a reunião de Silval com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.

Apesar de outras pautas ligadas ao setor também terem sido discutidas na audiência, o governador salientou a importância de seu pedido para que a União ajude a avançar na implantação de mais cursos no interior do Estado.

“Viemos pedir que o ministro Mercadante priorize o nosso pedido”, afirmou.

Para o reitor da Unemat, Adriano Silva, é importante para a sociedade que as ações anunciadas pelo Governo Estadual sejam concretizadas. Com o começo das aulas de Medicina em Cáceres, serão três cursos de medicina ofertados em todo o Estado.

“Mato Grosso é um Estado de dimensões continentais e nós temos uma grande carência de médicos no interior”, afirmou.

Investimento

Para garantir a implantação do curso de Medicina, foi anunciada a construção de dois novos blocos, que irão custar R$ 4,3 milhões para serem erguidos – sendo R$ 4,2 milhões provenientes de emendas parlamentares do deputado federal Pedro Henry (PP) e contrapartida da Unemat.

Os novos blocos irão abrigar, além do novo curso, laboratórios que irão servir simultaneamente aos cursos de Medicina, Biologia, Agronomia, Educação Física, Matemática e Geografia. A previsão é de que as obras sejam concluídas ainda este ano.

Novo curso

No último processo seletivo aberto pela Unemat, em março deste ano, o curso de Medicina já apareceu, ofertando 30 vagas semestrais.

O curso terá uma parceria com o Hospital Regional de Cáceres, onde os alunos poderão praticar a residência médica nas áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica médica e pediatria.

A esperança do Governo do Estado é que os médicos formados no interior continuem atuando na área, auxiliando na melhora do atendimento de saúde à população dessas regiões.

Atualmente, apenas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece o curso gratuitamente no Estado. A concorrência é grande, chegando a superar a marca de 100 candidatos por vaga. O modelo “hospital-escola” é praticado pela instituição, que mantém parceria com o Hospital Universitário Júlio Müller.

Na rede particular, a única instituição que oferece o curso é a Universidade de Cuiabá (Unic). Os alunos de Medicina da Unic, por sua vez, praticam a residência no Hospital Geral, em Cuiabá.

Outras pautas discutidas

Durante sua audiência com o ministro da Educação, o governador Silval Barbosa aproveitou para discutir a complementação do programa de transporte escolar e a climatização de salas de aula do Estado, que atualmente possui 10 mil salas sem a climatização adequada, comprometendo a infraestrutura e o ensino dos alunos.

O governador também pediu ao ministro Aloizio Mercadante, para que a Unemat seja incluída no programa de Ensino à Distância. Assim, ele espera que todos os 141 municípios de Mato Grosso possam contar com a oferta de até três cursos superiores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas