Salários atrasados e condições precárias ameaçam a TV Corinthians

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Lançada em 2011 com a proposta de mudar e aproximar o relacionamento cotidiano do clube com o torcedor, a TV Corinthians pode se tornar uma grande dor de cabeça para a diretoria do Timão. A reportagem do R7apurou que os funcionários estão com dois meses de salários atrasados e muitos deles simplesmente deixaram de comparecer ao trabalho.

R7 teve acesso a um dossiê produzido por um empregado da TV que não quis se identificar. A afirmação é de que os salários não são pagos desde janeiro. Além disso, direitos adquiridos do trabalhador, como vales transporte e refeição, também estão atrasados. Por isso, muitos deixaram de ir ao estúdio, por não terem como arcar com as despesas. Diversos funcionários contatados pela reportagem confirmaram a informação.

A situação se agravou de tal modo que o carro-chefe do canal, o telejornal Timão News, chegou a ser produzido por apenas duas pessoas: um câmera e um operador. Na última sexta-feira (30), nem o jornal, nem o treino e nem as coletivas do time profissional foram transmitidos por falta de cinegrafista. No sábado (31), o treinamento também não foi ao ar. O jornal segue fora do ar por tempo indeterminado, por falta de pessoal para produzir conteúdo. 



Ainda de acordo com as fontes ouvidas pela reportagem, as condições oferecidas aos trabalhadores são precárias e os salários estão abaixo do piso da categoria. A equipe trabalha sem ar-condicionado e as lâmpadas da redação estão queimadas. Faltam equipamentos, computadores e os empregados precisavam trazer seus notebooks particulares para a redação. Além disso, eles alegam que abastecem os carros da reportagem e não são ressarcidos pelo dinheiro gasto com a gasolina. O pagamento de horas extras também foi proibido.

Nos próximos dias deve haver um corte maciço no quadro de funcionários. De 18 integrantes no momento, a equipe passará a ter apenas sete. Os funcionários já se reuniram com o departamento de comunicação do clube para cobrar uma atitude e a grave situação chegou ao conhecimento até do presidente Mário Gobbi Filho. No entanto, nenhuma providência foi tomada por enquanto.

A TV Corinthians é controlada pela TV+ ABC, que tem como proprietário o corintiano Carlos Carreiras. Os empregados estão registrados no nome dessa empresa, cujo RH cuida dos pagamentos. Porém, todo o gerenciamento é de responsabilidade do departamento de marketing do clube do Parque São Jorge, que tem a função de conseguir receitas para o canal.
 

A alegação dos funcionários, contudo, é de que o marketing não está fazendo seu papel. Há duas semanas, Carreiras chegou a conseguir um comprador para a TV, mas a proposta foi desencorajada por Luis Paulo Rosenberg, que pediu para eles “saírem desse circuito”. Os empregados reclamam da falta de apoio do setor.

Foi justamente sob o comando do hoje vice-presidente Rosenberg, então diretor de marketing, que a TV Corinthians foi idealizada e vendida como algo revolucionário no mercado do futebol brasileiro. Nos moldes das televisões de clubes da Europa, como as do Barcelona e do Manchester United, o investimento foi de cerca de R$ 3 milhões. Um estúdio de 250 metros quadrados está instalado no Parque São Jorge, na sede do clube.

A reportagem do R7 procurou Caio Campos, diretor de marketing alvinegro e responsável pelo canal atualmente, assim como Rosenberg, mas não recebeu retorno de nenhum dos dois. Carlos Carreiras, dono da TV+, também se negou a falar. Todos eles foram informados sobre o teor da matéria, e mesmo assim se recusaram a dar esclarecimentos.

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