Uma comitiva do 12º Rally da Selva está na trilha por onde a competição vai passar fazendo a entrega de kits escolares para crianças das escolas públicas. Ontem estudantes de escolas municipais de Itaúba, Santa Helena, Peixoto de Azevedo e Matupá, todas em Mato Grosso, receberam os presentes. Hoje a caravana passa por Nova Guarita, Colíder e Sinop. Os kits têm materiais básicos como cadernos e lápis que são entregues sempre no começo do ano letivo.
"Alguns dos nossos alunos não tem condições de comprar material e a ajuda do Rally atende à necessidade", destaca a diretora da escola Elza Cooler Heller, da cidade de Itaúba (600 km ao norte de Cuiabá). Ao todo são dois mil kits para serem entregues neste ano. Uma tradição para cumprir a responsabilidade social do evento e "esquentar" as cidades por onde rally vai passar.
Entre 1 e 4 de março, cerca de 80 equipes devem andar 1 mil quilômetros por 10 cidades do norte e extremo norte do estado. Indiretamente, ajudam a fazer a ação de envolvimento com as escolas. "Parte do que cobramos pelas inscrições vai para o pagamento desses kits, ou seja, pilotos e navegadores estão aqui presentes indiretamente, atendendo as escolas", explica o diretor geral do Rally da Selva, Waldomiro Teodoro dos Anjos.
Em Matupá, onde o comboio dormiu ontem, e vai novamente pernoitar no dia 2 de março, uma programação cultural está sendo definida para atender a todos os envolvidos, segundo o prefeito Fernando Zafonato.
Ele adianta que terá apresentações com a dupla de humoristas Tchó e Béppi, a banda BR 163 e estão adiantadas as negociações com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para uma apresentação dos Paranás, os índios gigantes da Amazônia que foram os primeiros habitantes da região, cuja insígnia faz parte do material gráfico do Rally da Selva desde a primeira edição.
"A nossa cultura tem que ser mostrada neste evento que tem pessoas de outros estados do sudeste e do sul do país. Todos com potencial para serem recebidos novamente como turistas ou investidores", conclui.
A programação de entrega dos kits segue até a sexta-feira, quando serão contempladas as escolas nos municípios de Santa Carmem, Vera e Feliz Natal.