A cúpula do PSD (Partido Social Democrático) se reuniu, na tarde desta terça-feira (31), com o objetivo de definir metas para as eleições municipais de 2012. Vai ser o primeiro teste nas urnas da legenda fundada nacionalmente em outubro de 2011.
Conforme o presidente do diretório estadual, vice-governador Chico Daltro, o primeiro semestre servirá para acompanhar a formação das chapas de candidato a vereador e trabalhar pela definição de candidaturas a prefeito.
"De abril a maio, faremos encontros regionais para trabalhar pela definição das chapas municipais. Até junho, estaremos totalmente dedicados a organização partidária", disse Daltro.
O vice-governador ainda aposta no lançamento de candidaturas próprias em mais de 50% dos 141 municípios de Mato Grosso. "Pelo levantamento inicial, teremos 80 candidatos a prefeito, um número expressivo de vice-prefeitos e passaremos de 1 mil candidatos a vereador", informou.
Questionado a respeito de os municípios receberem alguma orientação por conta da participação do PSD na base aliada do governador Silval Barbosa (PMDB), Daltro assegurou autonomia total, alegando que devem ser preservadas as particularidades políticas de cada município.
"O PSD não tem veto a nenhum partido. Estamos abertos ao diálogo com todas as legendas. Sabemos que a vida partidária está em jogo na eleição municipal", afirmou.
O secretário-geral do PSD, deputado estadual José Riva, concordou com a ideia de oferecer autonomia aos diretórios municipais. "A relação partidária que for construída pelo município no PSD vai ser respeitada. Não trabalhamos com possibilidade de intervenção. Essa segurança é muito boa aos municípios que poderão construir suas alianças com total liberdade", disse.
A primeira reunião do diretório estadual do PSD contou ainda com a participação do presidente da AMM (Associação Mato-Grossense dos Municípios) e prefeito de Acorizal, Meraldo Sá, o suplente de deputado federal Roberto Dorner, presidente da Cepromat (Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso), Wilson Teixeira, o Dentinho, o prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli, e o vereador por Rondonópolis, Mohamad Zaher.