Enquanto os profissionais do Corinthians se preparavam para a sofrida vitória por 2 a 1 sobre o Mirassol, no sábado, a equipe sub-18 já goleava o Atlético-PR por 6 a 0 e garantia classificação para a final da Copa São Paulo. O técnico Tite, mesmo sem poder acompanhar os novatos de perto, garantiu que está atento a possíveis promoções ao seu elenco.
"Se há qualidade, boto para jogar. Revelei 15 garotos na minha primeira passagem pelo Corinthians", argumentou o comandante, lembrando até de sua trajetória como jogador. "Fui lançado na equipe principal com 17 anos. Aos 20, já era capitão. O meu histórico mostra que dou atenção à base. Para mim, o que pesa é qualidade", bradou.
Fernando Dantas/Gazeta Press
Tite deve promover alguns dos destaques doCorinthians na Copa São Paulo
Alguns dos jovens corintianos já trabalharam com Tite entre os profissionais. São os casos do zagueiro Marquinhos, do lateral esquerdo Denner e do meia Matheus. Os volantes Gomes e Anderson também levam vantagem na disputa por um espaço em função da carência do Corinthians por reservas para Ralf e Paulinho – o clube fracassou nas negociações com Guilherme, da Portuguesa, e Cristian, do Fenerbahce. Já o centroavante Douglas, apesar dos gols marcados na Copinha, tem menos chances de se firmar justamente pelas variadas opções para o ataque entre os profissionais.
"Estamos fazendo um acompanhamento constante de todos eles. Não puder ver a Copa São Paulo tão próximo, pois tive o meu problema de saúde [operou uma hérnia inguinal], mas a comissão técnica está atenta à possibilidade de agregar os garotos ao time", reforçou Tite.
O treinador ainda lembrou que o momento do atual campeão brasileiro é propício para promover os novatos. "Você precisa ter uma equipe ajustada para lançar garotos. Se não for assim, em vez de dar uma oportunidade, você queima o atleta", ponderou.