Pecuária de MT busca alternativas para crescer em 2012

Data:

Compartilhar:

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) avaliou que o ano de 2011 foi de estabilidade econômica para a pecuária no Estado. Em coletiva nesta quarta-feira (18), o superintendente Luciano Vacari apresentou um balanço do setor no ano que passou. 

Ele apontou que o maior problema enfrentado pelos pecuaristas foi a "morte" das pastagens, devido à seca de 2010, que manteve reflexos ainda em 2011. Nesse contexto, 8,7% ou 2,2 milhões de hectares morreram. O pecuarista teve que se adequar a essa realidade e apostou no confinamento ou semiconfinamento. 

"Sem pasto, o pecuarista buscou engordar o gado de outra forma. Usou suplemento alimentar, confinamento, semiconfinamento. E podemos dizer que essas alternativas salvaram o setor do ano que passou e é uma grande tendência para os próximos anos", disse Vacari. 

Em relação ao preço da arroba do boi gordo, nos últimos 9 anos, houve uma mudança histórica. Vacari explicou que o boi vendido em outubro (entressafra) era mais caro que o de maio (safra), em 2011, devido às técnicas de confinamento. Essa realidade, no entanto, mudou. 

Em outubro passado, a arroba do boi gordo teve um preço 0,6% menor que maio, devido à maior oferta, reflexo das técnicas de confinamento, que conseguem manter a produção em abate em todo o ano. 

Alta no varejo 

O ano passadoteve a maior alta da carne bovina vendida no varejo (supermercado) desde 2005. Isso fez com que o diferencial entre os dois elos passasse de 53% em dezembro de 2010 para 108% em dezembro de 2011. 

A Acrimat acredita que o produtor e o consumidor são os maiores prejudicados nessa cadeia produtiva da carne, já que o pecuarista tem a sua margem bem menos que o varejo e o consumidor paga pelo preço bem maior que deveria, se os supermercados não buscassem um lucro tão grande. 

" O consumidor tem que parar de comprar no mesmo mercado. É fato que a fidelidade faz o empresário aumentar o valor dos produtos, aí se as pessoas continuam comprando, eles continuam aumentando os preços. O consumidor tem que fazer pesquisa e procurar locais mais baratos, para gerar uma concorrência", explicou Vacari. 

Maior produção 

O crescimento de animais confinados em 2011 foi de 29% com relação a 2010 e a evolução do rebanho com relação a 2010. O rebanho confinado evoluiu 548% nos últimos seis anos. Em relação ao preço da arroba do boi gordo entre 2010 e 2011, a variação foi de 15,3%. 

Também foi constatado que o pecuaristá esta produzindo mais gado em menos tempo, também reflexo do confinamento, que deixa o  animal preparado para o abate em tempo menor. 

Exportações 

De acordo com dados da Serviços de Comercio Exterior (Secex), a importação da carne bovina de Mato Grosso caiu 11,2%, em comparação a 2010. O embargo da Rússia à carne local impactou os números, já que representava 26% de toda a carne que era exportada. 

Mas isso não revela que o mercado não vendeu. O mercado interno passou a consumir mais e supriu o déficit que seria causado pela queda na exportação. O volume exportado foi de 195,2 mil toneladas, com uma receita de US$ 790,5 milhões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas