O verão começou oficialmente na madrugada desta quinta-feira (22) e, em Mato Grosso, ele promete ser de dias mais quentes e chuvosos. Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-Inpe), a previsão de chuva para esse período está dentro da normalidade da estação, no entanto, os mato-grossenses podem se surpreender com a ocorrência de granizo.
“Nesse período não está descartada a possibilidade de queda de granizo em todo o estado”, disse o meteorologista do Inpe, José Felipe Farias. Ainda de acordo com o CPTEC, as características gerais deste verão não se diferem dos últimos 30 anos no estado, mas as chuvas podem vir mais volumosas, principalmente no norte de Mato Grosso. Nessa região, a previsão é de que a precipitação seja duas vezes maior do que no sul do estado. Para janeiro, fevereiro e março de 2012, o CPTEC prevê até 1000 milímetros de chuva, o que corresponde a mil litros de água por metro cúbico.
Um dos fatores que pode contribuir para o aumento das chuvas é a formação do fenômeno meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A principal característica desse fenômeno é a ocorrência de chuvas por no mínimo quatro dias, podendo resultar em enchentes e deslizamentos de terra, em algumas localidades. “As ZCAS podem deixar as chuvas mais volumosas em alguns dias desta estação. Mas na região norte de Mato Grosso é muito comum bastante chuva nessa época”, disse o meteorologista José Felipe.
Segundo o meteorologista, também no norte do estado, as temperaturas ficarão mais amenas, entre 30ºC e 32ºC. Já no sul de Mato Grosso, as médias previstas são maiores. Nessa região, os termômetros devem marcar até 37ºC. “O período terá características que ajudam na ocorrência de muita chuva, como bastante calor e umidade. São típicas as chuvas no fim de tarde, após um dia de muito sol”, concluiu.