A duas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Corinthians tem uma importante vantagem de dois pontos na liderança da competição.
O time sofreu nas últimas duas rodadas e quase perdeu a dianteira na tabela, mas conseguiu mantê-la graças a dois gols salvadores de atletas que ainda não haviam marcado na competição: Ramirez e Adriano.
Na penúltima rodada, o time chegou a tomar sufoco do Ceará, mas, no fim do jogo, brilhou a estrela de Tite. O treinador optou por colocar o até então pouco aproveitado Ramirez em campo no lugar de Danilo.
Aos 35min do segundo tempo, o peruano recebeu de Ralf, driblou o marcador, e chutou colocado para marcar o gol da vitória e estrear na tabela de artilheiros da competição.
No domingo (20), O Corinthians perdia por 1 a 0 para o Atlético-MG no Pacaembu quando Tite resolveu colocar Adriano em campo aos 22min do segundo tempo. O Imperador mostrou lentidão e falta de ritmo de jogo, mas decidiu a partida aos 43min, com um chute cruzado que decretou o triunfo por 2 a 1.
Além de ter marcado o seu primeiro gol no Brasileirão, Adriano ainda quebrou um jejum de um ano e meio sem marcar. O último havia sido ainda pelo Flamengo, no dia 20 de maio de 2010.
Oitavo melhor ataque do Brasileirão, o Corinthians tem uma campanha caracterizada pela boa distribuição da artilharia. Liedson é o maior goleador da equipe, com 11 tentos. O artilheiro da competição é o santista Borges, com 23 gols. Treze atletas alvinegros já marcaram na competição.
Historicamente, o Corinthians já conquistou um título graças a um gol de um artilheiro de um gol só. Em 1988, o time superou o Guarani na final do Campeonato Paulista graças a um gol do então iniciante Viola, que vinha de um jejum de mais de cem dias.