O Fluminense vem tratando o duelo diante do Figueirense, neste domingo (20), como decisivo. Afinal de contas, faltam apenas três rodadas para o término do Brasileiro e o oponente é concorrente direto. Contudo, o palco do confronto e tudo o que o envolve traz boas recordações ao Tricolor.
Foi no Orlando Scarpelli que o time conquistou a Copa do Brasil de 2007, ao vencer por 1 a 0, em 2007. O feito fez o clube carioca retornar à Libertadores após 23 anos e brecar o sonho inédito do rival.
De quebra, o árbitro daquela partida do dia 6 de junho de quatro anos atrás foi Heber Roberto Lopes, do Paraná. Coincidentemente, é ele quem vai apitar a partida deste domingo, após sorteio realizado na sede da CBF.
O adversário, por sinal, virou freguês do Fluminense. Nos últimos oito jogos, o Tricolor das Laranjeiras venceu seis e empatou somente dois. Desde 2006 o Figueirense não derrota o time carioca, quando fez 1 a 0 no Brasileiro daquela temporada.
Se mantiver a escrita, o Flu não só praticamente se assegurará na Libertadores de 2012 como pode, novamente, findar o sonho catarinense de participar do torneio.
Contudo, no momento o elenco tricolor sonha mais alto. Nas palavras de Fred, a meta é ser campeão, apesar de o time estar em terceiro lugar, a cinco pontos do líder Corinthians.
– Se olhar no passado, provamos que podemos fazer coisas grandes, difíceis. No final dá tudo certo. Por isso fico com esperança de título, mesmo com poucos pontos a serem disputados.