1º Passo: Numa tigela, bata 3 ovos com o fouet (batedor de arame). Reserve.
2º Passo: Coloque um pouco de manteiga clarificada derretida (veja como fazer) como pre em uma frigideira antiaderente, de cerca de 20 cm de diâmetro, gire-a para espalhar bem. Retire o excesso de manteiga (se não o fizer, a omelete ficará marcada e enrugada). Para preparar omeletes perfeitas, use manteiga clarificada. Por não conter as partículas sólidas do leite, ela não fica escura ao ser aquecida e, consequentemente, a omelete também não. Se não tiver manteiga clarificada, use manteiga sem sal. Mas fique atento: o calor forte também deixa a manteiga sem sal marrom, manchando a omelete – o que não deve acontecer.
3º Passo: Leve a frigideira ao fogo médio – alto (médio, se usar manteiga sem sal). Despeje os ovos e mexa com uma espátula, segurando e virando a frigideira com uma das mãos e mexendo com a outra.
4º Passo: Quando os ovos começarem a firmar, pare de mexer. Abaixe a omelete com a espátula, até que ela esteja paralela ao fundo da frigideira, e retire do fogo. Leve ao forno e deixe assar por 2 minutos, quando os ovos devem estar firmes e no pornto. Fique de olho no relógio: se passar do tempo, a parte de baixo da omelete pode ficar queimada.
5º Passo: Segure a frigideira com uma das mãos e incline-a para que a omelete caia sobre o prato; com a ajuda de uma espátula, dobre a omelete e sirva.
Opção: se for rechear a omelete, coloque-a no forno por 30 a 60 segundos, tempo suficiente para que os ovos comecem a secar (a superfície deve estar quase firme). Em seguida, disponha o recheio no centro e leve ao forno novamente. Deixe assar até que o recheio fique bem quente. Se estiver usando queijo, espere até que ele derreta.