Colíder recebeu ontem, 26, uma turma de acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Os acadêmicos e acadêmicas acompanhados do professor Hugo que ministra a disciplina de Gestão Ambiental visitaram diversas atividades ambientais, com o objetivo de conhecer as ações ambientais desencadeadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Assuntos Fundiários e Meio Ambiente.
A secretária adjunta de Meio Ambiente, Norma Nobre e o Engenheiro Florestal Paulo Nicácio acompanharam a visita. No viveiro municipal, a turma expressou admiração em relação à diversidade de espécies cultivadas e vinculadas à atividade de resgate de flora, uma ação de coleta de sementes e produção de mudas de espécies nativas da região com a participação da comunidade colidense.
Na área do antigo lixão a turma acompanhou o crescimento e desenvolvimento das espécies implantadas pela secretaria no ano de 2009. Outra atividade visitada foi à área de recuperação das nascentes do Córrego Jaracatiá, os alunos e alunas ficaram entusiasmados com o porte da vegetação implantada que, a curto prazo, já se apresenta estabilizada. Desta forma foi possível observar que as árvores já produzem frutos e lançam sementes, provocando uma regeneração natural, caracterizando desta forma aspectos de equilíbrio ambiental no local. Nesta atividade, a turma pode vivenciar que recuperar uma área degradada é possível, basta ter iniciativas.
Também visitaram o local onde a Central de Águas Brasileiras – CAB coleta água do Rio Carapá para o abastecimento urbano de Colíder. Relatos da CAB, mostraram a necessidade e urgência de ações de recuperação das APPs da micro bacia do Rio Carapá, considerando que, todos os anos no período de estiagem o córrego agoniza em virtude da degradação da vegetação ciliar em suas margens.