O Coritiba joga suas últimas fichas para alcançar seu principal objetivo no Campeonato Brasileiro 2011, neste sábado, quando recebe o Grêmio, às 18 horas (de Brasília), no Estádio Couto Pereira. O adversário vem de uma boa vitória diante do Santos e em ascensão, deixando para trás parte da desconfiança do torcedor e se tornando mais um candidato a buscar um lugar no G-4.
O sonho de chegar à Libertadores da América pode chegar ao fim neste final de semana em caso de um tropeço. Por isso, o alviverde quer fazer valer o mando de campo, já que as estatísticas mostram que no Alto da Glória a equipe alcançou a maior parte de seus triunfos na competição, o que vem se repetindo desde o início da temporada.
O técnico Marcelo Oliveira novamente não contará com o meia Rafinha, lesionado. Éverton Costa tende a seguir na vaga, mas agora com a sombra de Davi, que chegou a treinar na posição. Para o lugar de Luccas Claro, que serve à Seleção Brasileira sub-20, Jéci e Pereira brigam para aparecerem entre os titulares. Outra dúvida é a presença de Leandro Donizete, que sente dores no joelho.
Independentemente da escolha, o treinador cobra vontade e atenção do time, mesmo com a vantagem do mando de campo. "A gente não pode entrar pensando só que a gente joga bem, a gente tem que correr muito e toda vez que a gente jogou bem, a gente correu muito e foi muito determinado. É um jogo dificílimo como qualquer outro nesse campeonato. Temos sempre que nos impor bastante dentro de casa, embora o adversário também esteja ali brigando junto e concorrendo aos mesmos objetivos", avaliou.

A base para a evolução gremista está na fixação de uma forma de jogar e na repetição do time. Para este sábado, Celso Roth enfrenta um problema delicado. Douglas, camisa 10 e cérebro do time, está suspenso. A escalação mudará e o sistema de jogo pode seguir o mesmo embalo.
São três jogadores cotados para substituírem o meia. Gilberto Silva e Adilson tornariam o time mais defensivo, característica que agrada a Roth em partidas como visitante. Se for mais ousado, Diego Clementino entrará na equipe. O favorito na disputa é Adilson, com Clementino sendo o menos cotado.
O ânimo gremista está elevado. A vitória sobre o Santos, no meio da semana, fez o clube voltar a viver na metade de cima da tabela, onde há muito tempo não passava uma noite. Mais do que isso, o Grêmio se aproximou da zona da Libertadores. Outrora tão distante, hoje ela está a cinco pontos de ser alcançada.
Um dos destaques dessa boa fase é o meia Marquinhos. "Quando o coletivo vai bem, os destaques individuais aparecem. E todos atravessam um bom momento, isso é o mais importante. Aos poucos, fomos assimilando a metodologia do Celso e os resultados estão aparecendo. Estou mais adaptado à cidade, ao time e bem à vontade na função que venho desempenhando. A parceria que temos aqui no Grêmio também facilita para jogar, então nossa meta é seguir crescendo na competição", explica o jogador.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA X GRÊMIO
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 08 de outubro de 2011, sábado
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises e Lucio da Silva de Mattos (ambos RJ)
CORITIBA: Vanderlei; Jonas, Emerson, Jéci (Pereira) e Lucas Mendes; Leandro Donizete (William), Léo Gago, Tcheco e Everton Costa; Marcos Aurélio e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Adilson (Gilberto Silva), Marquinhos e Escudero; Brandão
Técnico: Celso Roth