Horário de verão causa poucas mudanças no comércio da capital

Data:

Compartilhar:

 

Segundo Célio Fernandes, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), poucas empresas acabam extrapolando o horário de verão, pois, de maneira geral, o grande beneficio para o comércio é a segurança. 

“Às 18h geralmente o expediente termina, e como ainda está claro é mais seguro ir para casa”, conclui Fernandes. Algumas lojas optam por antecipar o encerramento , fechando às 17:30 em horário normal. Outro benefício do horário de verão é a economia de energia feita durante estes meses. Lembra também que algumas empresas decidem ficar abertas até mais tarde, pois pela localidade e pelo fluxo de pessoas no local compensa estender o funcionamento.

Essa questão de se atribuir ao horário de verão e estender o funcionamento dos estabelecimentos em uma hora ou mais, passa pelo planejamento e a observação de compensação (custo-benefício). Pode haver uma demanda aumentada, de pessoas que saem do trabalho e aproveitam o dia claro para ir às compras, mas nem sempre é o que acontece. 

No entanto, muitos donos de estabelecimento optam também por promoções isoladas e marketing direcionado para atrair o público.

Em alguns estabelecimento comerciais a opção é de manter o horário de funcionamento normal, das 8h às 18h, segundo a explicação da gerente da ótica cristal, Patrícia Lima, “ a região onde estamos localizados é um pouco perigosa, então não compensa ficar aberto por mais tempo” e conclui que não há movimento nem demanda que justifique uma mudança.

Já para o empresário José Wenceslau Júnior, dono da Verdão Materiais de Construção, diz que o horário de verão é benéfico em dois aspectos: pelo fato de estar claro quando termina o expediente e pela economia de energia que, segundo ele, gira em torno de 3 a 5%. “O horário de verão é bem vindo no nosso segmento, entretanto, não observamos aumento no movimento nem nas vendas. A vantagem é que quando abrimos, às 7h30, o sol não está tão forte e quando vamos embora, às 17h30, ainda está claro. Então é mais confortável. E a economia de energia que nós temos é bastante positiva”, conclui.

Em 2011 o horário e verão se iniciará à partir da 0 horas de 16 de outubro, ou seja, significa que do sábado (dia 15) para domingo (16), as pessoas que pertencerem ao sul, sudeste ou centro-oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora para aderirem ao horário de verão, que será encerrado no ano de 2012, mais precisamente no dia 19 de fevereiro, ou seja, no sábado que será dia 18 para o domingo 19 todos deverão atrasar seus relógios em 1 hora, voltando ao horário convencional. A maioria dos aparelhos celulares já conta com sistema de alteração automática. 

Com Informação da Assessoria/CDL


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas