Os olhos do Grêmio estão voltados para cima, em busca de um lugar melhor para estar no Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro também procura uma posição mais confortável para ficar, mas por enquanto, na 27ª rodada, os mineitos estão mais preocupados com o que vem de baixo, já que a distância para a zona do rebaixamento tem encurtado.
Mesmo que estejam inquietos com pontos diferentes da classificação, os olhares dos dois se cruzam neste domingo, no Olímpico. Os gremistas querem, no jogo das 18 horas (de Brasília), algo melhor que a 13ª posição em que se encontram no início da rodada. Os mineiros esperam abrir vantagem das últimas posições.
Para crescer será preciso marcar mais gols. Para melhorar o desempenho ofensivo, o segundo pior do torneio, o Tricolor enfocou as movimentações ofensivas durante a semana. As jogadas foram repetidas a exaustão em busca de um melhor rendimento a partir deste confronto.

"Temos que criar as oportunidades, ele fazendo o pivô ocasiona a chegada dos três meias, então às vezes o André faz o trabalho sujo para a gente finalizar. Mas se a equipe vencer, é o mais importante, acredito que todo o grupo pensa assim", comentou o meia Marquinhos.
A situação do Cruzeiro não deixa de preocupar a equipe do técnico Celso Roth. A necessidade de vitória do adversário é vista com um complicador a mais para a partida. "Eu acho mais difícil jogar contra time que luta contra o rebaixamento do que um que luta lá em cima. Eles vão vir aqui no Olímpico dando a vida, nunca é fácil jogar contra o Cruzeiro", pondera o volante Fernando.

Do outro lado, a intenção é apagar o mês de setembro, um dos piores da história cruzeirense. O clube não conseguiu uma vitória sequer em seis jogos disputados e, para o duelo contra o Grêmio, já em outubro, conta com a estreia do técnico Vágner Mancini. A Raposa espera, enfim, retornar ao caminho dos triunfos e, dessa forma, espantar de vez qualquer possibilidade de rebaixamento.
Para enfrentar os gaúchos, o Cruzeiro conta com o zagueiro Léo, que retorna ao time celeste após cumprir suspensão, e conhece muito bem o Grêmio. O defensor comentou sobre a pressão que a torcida do time adversário exerce durante o jogo, mas ressaltou que A Raposa está preparada para lidar com as dificuldades no duelo.
"Eu conheço bastante a força que a torcida do Grêmio impõe dentro do Olímpico. Será um jogo complicado. Muitas vezes eles imprimem força, mas vamos precavidos e atentos. O Vágner Mancini tem trabalhado o posicionamento do time, se tivermos um bom posicionamento e uma boa marcação, teremos grandes chances de sair com a vitória", afirmou.
Além de Léo, outro reforço para o técnico cruzeirense será o zagueiro Naldo. Em contrapartida, Vágner Mancini não poderá contar com o polivalente volante Marquinhos Paraná, que terá que cumprir suspensão, com o lateral-esquerdo Diego Renan e com o atacante Wellington Paulista, que seguem lesionados.

GRÊMIO X CRUZEIRO
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 2 de outubro de 2011, domingo
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Edcarlos e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos, Douglas e Escudero; André Lima
Técnico: Celso Roth
CRUZEIRO: Fábio, Vitor, Léo, Victorino e Gabriel Araújo; Charles, Sandro Manoel, Everton e Roger; Montillo e Bobô.
Técnico: Vágner Mancini