Dia de campo demonstra bons resultados do projeto Balde Cheio

Data:

Compartilhar:

 

a secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, em parceria com Empaer, Embrapa, Sebrae e Comacol, promoveu um Dia de Campo sobre o projeto Balde Cheio, na comunidade Veraneio, no Sítio São Sebastião, propriedade de Ezequiel Garcia da Silva. O evento reuniu autoridades e produtores locais, que foram verificar in loco as mudanças alcançadas e o sucesso do projeto.
Para o secretário Maurilio Bueno Magalhães, o aumento na renda do produtor é o principal indicativo do sucesso do projeto. “É o que mais interessa ao produtor, que precisa de renda para manter o sítio. Vimos que a propriedade hoje já é sustentável, ele mantém sua família e está com uma produção média de 150 litros de leite ao dia”, disse ele.
Antes de implantar o projeto, a produção do Sr. Ezequiel não passava de 80 litros de leite por dia. O secretário frisou também a importância do projeto na alimentação do gado. Mesmo em plena seca, o produtor tem seu pasto verde devido à irrigação, que faz parte da metodologia do projeto.
O coordenador do Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), Osmano de Freitas Silva, também participou do Dia de Campo e destacou que o projeto é uma das alternativas viáveis para o pequeno produtor de leite. “No caso de um assentado, que tem uma área pequena, o Balde Cheio é uma alternativa excelente, onde em uma pequena área bem manejada ele pode produzir uma quantidade superior a que produziria em toda a propriedade. Aqui já existe uma tecnologia comprovada e os resultados são muito satisfatórios”, disse ele.
O proprietário do sítio, Sr. Ezequiel, disse que a mudança com a implantação do projeto foi total. “A prefeitura ajudou nós, informando direitinho e a nossa vida melhorou 100%. Se não tivesse entrado nesse projeto, eu ia vender o sítio e ia embora porque não estava dando para sobreviver. Hoje a gente vive do que produz aqui e se Deus quiser, tenho uma perspectiva de melhorar ainda mais daqui uns dois ou três anos”, garantiu o produtor. A produção melhorou e foi implantado o sistema de irrigação que garante pasto verde o ano todo.
O vereador Benedito Moreira Brito, que também é agrônomo da Empaer, destacou que o resultado do projeto, com o início do sistema de irrigação para atender as vacas de lactação, “demonstra um resultado notório e excelente”.
O secretário de Infraestrutura, Obras e Urbanismo, Noboru Tomiyoshi, considerou que o poder público precisa desenvolver políticas e técnicas modernas para fixação do homem no campo. “O dia de campo hoje nessa propriedade do sr. Ezequiel é extremamente importante para a comunidade para que desperte o interesse de se modernizar, buscar alternativas de sustentação para fixas as famílias no campo”, disse.
A secretária de Educação, Tereza Mangolin, reforçou que o projeto vem de encontro ao que a Educação trabalha. “Compreendemos que a fixação do homem no campo, precisa ter a política do trabalho na terra, com os animais. A escola precisa existir no campo com um currículo voltado para as reflexões com a produção da família desse aluno”, afirmou.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas