Uma comitiva de alunos, representantes da Unemat, pais e professores das escolas rurais das comunidades São Mateus e Sol Nascente esteve visitando , a sede do município de Colíder e também a Secretaria Municipal de Educação e o gabinete do prefeito Celso Paulo Banazeski. Para o prefeito, é gratificante ver que o projeto “Olho d’água” desenvolvido pela secretaria de Educação, já está rendendo frutos e abrindo caminho para outros projetos ambientais como esse denominado Recuperando Nascentes e Mata Ciliar. “Essa conscientização que você leva através do conhecimento, para a criança, com certeza chega aos pais, aos vizinhos e o resultado é permanente, trazendo mais qualidade de vida para todos”, afirmou ele.
Para a secretária de Educação do Município, é preciso pensar, planejar e executar um currículo para o campo que faça as reflexões do convívio no campo. “Não podemos ter um currículo voltado para as questões urbanas e na medida que fazemos essa reflexão, a escola precisa contribuir para que esse cotidiano receba as interferências, as contribuições para que a gente fortaleça cada vez mais a vida no campo”, afirmou. Quanto ao projeto, a secretária destacou que é uma forma de ir oferecendo e os alunos irem incorporando uma maneira mais enriquecedora de enxergar o mundo em que ele vive e por desdobramento fazer com que a sociedade compreenda “que o viver do campo precisa ter dignidade, aprendizagem, conhecimento e essas crianças, junto com suas mães e pais, demonstram isso a cada dia”, concluiu.
A professora Maria Gonçalves, da comunidade Sol Nascente, destacou que o projeto objetiva levar os alunos, pais, professores e vizinhos a reflorestar e dar a devida importância às nascentes dos rios que estão muito degradadas no município. Como mãe de um aluno participante do projeto, Cristina Aparecida, achou importante acompanhar e apoiar a idéia de recuperação do meio ambiente. “Nosso município está bem devastado, em todas as comunidades. Na escola São Mateus mesmo tem um rio ali perto que precisa ser reflorestado e essas visitas vai nos dar orientação do que podemos fazer na nossa comunidade”, disse ela. Ela agradeceu ainda o carinho do prefeito que recebeu o grupo e deu uma atenção especial às crianças. “Fomos bem recebidos, na hora que ele falou, as crianças ficaram muito contentes”.
Nelci Figueiredo Lima, coordenadora da Educação no Campo no município, disse que o objetivo do projeto Recuperando Nascentes e Mata Ciliar- Um gesto de amor, é sensibilizar a comunidade colidense. “Estamos iniciando com essas duas escolas e os alunos estão acompanhando, desde o menor até o maior, assim como os pais e as mães. Nossa intenção é que ele se propague no município e outros pequenos produtores possam também ter a iniciativa de recuperar as nascentes dos rios e matas ciliares.
Após a visita ao gabinete, o grupo partiu para uma visita ao município de Terra Nova, onde foram verificar in loco uma propriedade já reflorestada.