O governador Silval Barbosa revelou, após uma série de reuniões, em Brasília, que o Estado não está medindo esforços para buscar um entendimento com o Governo Federal, de maneira a permitir a alteração da matriz de responsabilidade do Bus Rapid Transit (BRT) para o Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT).
Na quarta-feira (10), Silval Barbosa esteve nos ministérios do Esporte e dos Transportes, do Planejamento, Orçamento e Gestão e na Caixa Econômica Federal (CEF). O governador espera definir, oficialmente, nos próximos dias, a alternativa de transporte público urbano, em Cuiabá e Várzea Grande, com vista à Copa do Mundo de 2014.
Por meio da Secretaria de Comunicação Social, o governador informou que a intenção é costurar a compreensão de que o VLT será a melhor opção de transporte de massa para a população de Cuiabá, para os jogos de 2014.
"O VLT é mais moderno e atenderá melhor aos cidadãos mato-grossenses. Queremos superar as barreiras burocráticas. Por isso, nos reunimos com os ministros e o vice-presidente de Governo da Caixa, José Urbano Duarte, para que haja esse entendimento para a alteração para o VLT", disse.
O vice-presidente Michel Temer (PMDB), de acordo com Silval, também se colocou à disposição para ajudar nas questões burocráticas, durante audiência, na terça-feira (9). O ministro do Esporte, Orlando Silva, disponibilizou a equipe técnica do Ministério para fazer a avaliação sobre a formatação solicitada pelo Governo de Mato Grosso.
Nesta quinta-feira (11), o governador Silval Barbosa se reunirá com o ministro das Cidades, Mário Sílvio Negromonte; também voltará a se reunir com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para dar continuidade na busca da solução para o modal de transporte.
Em Brasília, acompanham as reuniões o presidente da Agecopa, Eder Moraes, o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo, e o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.