A equipe de Endemias do município de Colíder, sob a coordenação do Secretário Municipal de Saúde, Paulo Sérgio Lopes de Souza, está realizando um monitoramento constante dos índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypt.
Apenas na última semana foram notificados quatro casos suspeitos de dengue, pertencentes aos seguintes Bairros: Bom Jesus, Sagrada Famíla, Cidade Alta e Residencial Maringá.
Em conjunto com entidades como Tiro de Guerra e Guarda Mirim, os Agentes de Endemias realizarão mutirões nos Bairros Celídio Marques e Maria Antonia, no dia 30 de julho/2011. Nesta ação foram coletados 1,257 kg de lixo reciclável sendo que 283,10 kg foram coletados do Celídio Marques e 974.200 kg foram coletados no Bairro Maria Antonia.
Confira o alerta expedido pela Secretaria Municipal de Saúde:
CARTA DE ALERTA
A Secretaria Municipal de Saúde vem alertar a população colidense quanto ao risco de nova epidemia de dengue no município. Apesar de estarmos no período de seca é necessário continuar sempre atentos nas ações de combate à Dengue. Informamos um aumento significativo nos casos suspeitos de dengue notificados nas semanas epidemiológicas 28 e 29. Portanto é preciso agir de modo preventivo, desenvolvendo ações integradas e ágeis para não enfrentarmos novamente os altos índices de casos de dengue. É por isso que o município de Colíder, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico tem realizado as ações de maneira continuada e solicita a mobilização social para o controle e combate a dengue.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO: Manter a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve ser removido tudo o que impeça a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, que tem pratinhos como suporte, esses deverão estar cheios de areia até a borda. Se não tiver colocado areia no pratinho, deverão ser lavados com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas.
Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água: como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.
