COLIDER – Na semana epidemiológica 23 a 28 (05/06 a 16/07/2011) foram notificados 10 casos suspeitos de dengue. Desde o início do ano foram notificados 109 casos suspeitos, destes 17 foram confirmados como dengue clássica, 43 descartados, 40 casos em aberto e 01 óbito por dengue com complicações.
Campanha de Maos Dadas contra a Dengue – Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Colíder, o colegio Antonio Paes de Barros, realizou no dia 29 de julho, uma mobilização no bairro da Torre. A atividade foi realizada devido a informação pela Vigilancia em Saúde, durante a reuniao do Comitê Municipal de Controle e Combate a Dengue, de dois casos supeitos de dengue nesta região.
CARTA DE ALERTA
O município de Colíder vem alertá-los quanto ao risco de uma nova epidemia de dengue em nosso município, apesar de estarmos no período de seca é necessário continuar sempre atento nas ações de combate à Dengue. Informamos um aumento significativo nos casos suspeitos de dengue notificados nas semanas epidemiológica 28 e 29. Portanto é preciso agir de modo preventivo, desenvolvendo ações integradas e ágeis para não enfrentarmos novamente os altos índices de casos de dengue. É por isso que o município de Colíder, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico tem realizado as ações de maneira continuada e solicita a mobilização social para o controle e combate a dengue.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO- Manter a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Devem-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar a mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água,como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá- los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.
