Em janeiro deste ano, Ronaldinho Gaúcho virou person non grata no Olímpico, ao preferir atuar pelo Flamengo em vez do Grêmio, clube que o revelou. Sete meses depois, o astro reencontrará o Tricolor justamente no período em que atravessa seu melhor momento pelo Rubro-Negro, neste sábado (30), às 18h30, no Engenhão.
Será mais uma prova de fogo para o camisa 10 flamenguista, ovacionado pela torcida ao desembarcar no Rio de Janeiro na quinta-feira (28). Na véspera, havia tido atuação antológica na histórica virada do Flamengo diante do Santos, por 5 a 4, na Vila Belmiro.
Será desempenho parecido que o torcedor rubro-negro, que lotará o Engenhão, espera assistir neste sábado. Com oito gols, Ronaldinho é o artilheiro do Brasileiro e principal destaque da competição. Contudo, tenta tirar um pouco da pressão.
– É cedo para falar em melhor atuação minha com a camisa do Flamengo. Tenho um tempo longo de contrato. Muitas coisas estão por vir. Esta vitória mostra que a qualidade do nosso grupo pode fazer diferença. Temos um bom grupo e podemos crescer ainda mais.
Se o momento do Flamengo e de Ronaldinho é excelente, com o time, único invicto na competição, ocupando o terceiro lugar, com 24 pontos, o do Grêmio é o oposto. O Tricolor ocupa a 14ª colocação, com apenas 13 pontos.
Ciente da campanha ruim, o técnico Julinho Camargo preferiu não entrar no assunto Ronaldinho Gaúcho e falou apenas de sua equipe. O treinador assegurou que o Tricolor não poderá se amedrontar no Rio de Janeiro.
– A gente não pode ir para lá pensando só em defender, temos que ter a situação clara de ataque. A torcida lá empurra, coloca o Flamengo no campo adversário. A gente tem que ser inteligente para ter uma marcação compactada. Temos que agredir a equipe deles, senão se torna um jogo de uma equipe só.
Julinho Camargo não poderá contar com três titulares. O lateral-direito Gabriel, com lesão no tornozelo direito, e o meia Douglas, gripado, foram vetados. Saimon e Marquinhos deverão ser os substitutos. Na frente, Miralles, suspenso, dará vez a Leandro.
No Flamengo, a ausência será Luiz Antonio, machucado. Em seu lugar retorna Airton, livre para jogar por conta de um efeito suspensivo conseguido pelos advogados rubro-negros.
FLAMENGO X GRÊMIO
FICHA TÉCNICA
Local: Engenhão
Data: 30/07/2011
Horário: 18h30min
Árbitro: Salvio Spinola SP(Fifa)
Assistentes: Marcelo Van Gasse-SP(Fifa) e Vicente Romano SP (Asp Fifa)
FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Wellinton,Ronaldo Angelim e Júnior César; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
GRÊMIO: Victor; Saimon, Mário Fernandes, Rafael Marques e Lúcio; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Marquinhos Escudero; Leandro e André Lima
Técnico: Julinho Camargo