Com dezoito expositores de produtos bastante diversificados, a I Feira de Produtos da Terra, desenvolvida pelo Sebrae e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Colíder é um dos pontos mais visitados da Expolíder 2011. A feira atrai visitantes todas as noites e os microempreendedores estão tendo uma ótima oportunidade de demonstrar seus produtos e serviços.
O secretário de Indústria e Comércio, Lourenço Marani, explica que neste ano o Sebrae apresentou uma proposta inovadora, englobando o empreendedorismo e a comercialização da produção local. “Nossos expositores são trabalhadores que até pouco tempo estavam na informalidade e neste ano se regularizaram, formalizaram suas atividades, montando seus empreendimentos. Eles estão aproveitando essa feira para mostrar seus produtos, para comercializar e fazer contatos e prospecção de negócios com fornecedores”, destacou o secretário.
Um dos objetivos do Sebrae e da secretaria é que os empreendedores aproveitem essa oportunidade não somente para comercializar mas para conhecer as ferramentas de marketing para seu negócio. A feira é um importante instrumento de marketing para sua empresa, para demonstração de seus produtos, de acordo com o secretário. “São empresas da nossa terra, de Colíder, constituídos aqui e precisamos valorizar essa produção”, destacou.
Estão sendo expostos no espaço viabilizado pela prefeitura, produtos artesanais diversos, como alimentos (conservas, chocolates, pimentas de especiarias, queijos, etc.); confecções (lingeries e outros); bijouterias e objetos de decoração, entre outros.
Cintia Justino, analista do Sebrae, acompanhou a abertura da feira e elogiou a participação da comunidade. “Os nossos expositores estão tendo essa oportunidade de mostrar a diversidade de produtos dos Empreendedores Individuais, da economia solidária e dos produtores rurais. Muita gente da comunidade não sabia que existia essa diversidade de produtos dentro do município”, disse ela.
No estande de Adriana de Oliveira, uma das expositoras da feira, é possível degustar um delicioso cappuccino de chocolate e canela. O produto tem sido muito elogiado por quem visita o espaço e a expositora demonstrou bastante entusiasmo. “É uma oportunidade única. A gente está começando como micro e já estamos sonhando com uma grande empresa”, afirmou. Segundo ela, senão fosse por essa iniciativa do Sebrae e Prefeitura Municipal, os micro empreendedores não teriam a oportunidade de expor seus produtos e serviços na Expolíder.
Os produtos expostos pela empreendedora Juliana Andrade também fazem sucesso na feira. As pimentas aromáticas, em lindas embalagens, têm conquistado diversos clientes. “Nossa expectativa com essa feira é grande. O movimento aqui tem sido bom e só tenho a agradecer essa oportunidade de estar divulgando o meu trabalho”, explicou.