A Polícia Militar prendeu um homem identificado como Ricardo Limeira Souza Júnior, de 32 anos. Ele é um dos seis integrantes da quadrilha que tentou assaltar uma agência do banco HSBC, na manhã desta quarta-feira (15), na Avenida do CPA, em Cuiabá. Duas mulheres e três homens estão foragidos.
Segundo informações do comandante-geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, a quadrilha estava instalada em Cuiabá há, pelo menos, 40 dias. O bando chegou a alugar uma casa no bairro Pedrega,l por R$ 800 mensais.
Enquanto Ricardo tentatava assaltar o banco, fazendo o gerente e funcionários de reféns, outro integrante da quadrilha estava com a família (a mulher e uma filha) do gerente Sérgio Santos. As duas mulheres da quadrilha estavam na casa do Pedregal e fugiram pouco tempo antes de os policiais chegarem ao local.
Na casa, foram encontrados um revólver calibre 38, que do vigia do banco, uma pistola 9 mm, de uso restrito das Forças Amadas, uma porção de maconha, cupons fiscais e recibos de cartões de crédito e um contrato de locação em nome de Renata Fernandes.
Ricardo é de da cidade de Araguaiana (TO). Ele já tem passagem pela Polícia pelo crime de roubo. O comandante-geral da PM informou que a carteira de identidade apresentada pelo assaltante preso é falsa. O Serviço de Inteligência da Policia Civil trabalha na investigação da identidade verdadeira do bandido.
"Todos os documentos que ele apresentou são falsos, apenas a foto é dele. Já existe uma passagem por roubo com essa documentação. Agora, vamos investigar a identificação verdadeira dele", disse o comandante.
Farias acredita que existia uma pessoa de Mato Grosso dando apoio para os assaltantes e, principalmente, sobre a rotina do gerente da agência. "Sabemos que a quadrilha é formada por pessoas de fora de Mato Grosso, mas uma pessoa daqui devia estar ajudando o bandidos. Com 40 dias, é possível conhecer a rotina do banco e até dos funcionários", disse o oficial.
Sequestro
A ação criminosa iniciou na noite de terça-feira (14), po volta de 20h30, quando dois assaltantes renderam a esposa e a filha do gerente da agência do HSBC, Sérgio Santos. A família foi mantida em cárcere privado, na própria residência, localizada no bairro Cophamil, em Cuiabá.
No início da manhã de quarta-feira, os assaltantes pegaram os carros da família, um Toyota Corolla prata e um Corsa Hatch preto, para continuar o plano criminoso.
O assaltante identificado como Ricardo Souza foi até a agência bancária com o gerente, na intenção que o cofre fosse aberto. A esposa e filha do gerente ficaram sendo vigiadas por outro assaltante.
Quando Sérgio tentou abrir o cofre, o alarme disparou, acionando a Polícia Militar. Equipes da Rotam e viaturas da PM cercaram o local e interditaram a Avenida do CPA, na esquina com a Avenida Mato Grosso.
Vendo que o plano não estava saindo conforme o combinado, o assaltante, que estava dentro do banco fez uma ligação avisando ao grupo que o assalto não teve sucesso. Segundo o coronel Farias, ele teria dito: "Sujou, fica duas horas no mato".
Com a chegada dos policiais, Ricardo se entregou e começou a informar aos policiais sobre a situação da família. Após mais de duas horas de negociações, a família foi deixada nas proximidades do Trevo de Manso, a 25 km de Cuiabá.