O Vasco segue se preparando para a primeira partida da final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (1º de junho), às 21h50, diante do Coritiba em São Januário. Como o confronto de volta será no Paraná, os jogadores vascaínos demonstram muita preocupação em conquistar um bom resultado a fim de terem mais tranquilidade no Sul.
Porém, para a maior parte do elenco cruzmaltino, o time vai precisar usar muito a inteligência para alcançar seu objetivo atuando em casa. O zagueiro Anderson Martins recomendou sabedoria aos seus companheiros para evitar afobações.
– O Coritiba sabe que terá a partida de volta e vai querer atuar no nosso erro. Vamos estar mais pressionados nesta primeira partida, tendo que obter o bom resultado, mas não podemos nos desesperar ou agir com afobação. Vamos precisar de muita tranqüilidade.
O goleiro Fernando Prass tem o mesmo pensamento de seu companheiro de zaga, e alertou o Vasco de que qualquer erro pode custar o título.
– O Coritiba é um grande time e sabe o que pretende fazer para conquistar a taça. É um jogo de xadrez, onde qualquer erro pode ser fatal e vai ganhar quem for mais inteligente. Neste tipo de duelo é importante manter o equilíbrio e saber a hora certa de dar o bote.
O atacante Alecsandro espera que o Vasco não tenha que passar o sufoco vivido contra o Avaí, quando empatou em casa por 1 a 1 e partiu para Santa Catarina com a obrigação de vencer. Naquela ocasião, o Cruzmaltino conseguiu se impor como visitante e ganhou por 2 a 0.
– Não fazer o papel de casa acaba complicando as coisas. Temos que ser fortes dentro de São Januário, com muita inteligência para nos impor.
A definição da formação que vai a campo diante do Coritiba acontecerá apenas no treino desta terça-feira (31), pois o departamento médico pediu mais um dia para dar uma posição mais clara sobre as chances de aproveitamento do lateral-esquerdo Ramon e do atacante Eder Luis, que se recuperam de lesões na coxa direita.
Caso eles sejam vetados, Márcio Careca vai atuar na lateral esquerda e Bernardo entrará no ataque. O primeiro sequer foi utilizado no time reserva que vem jogando o Campeonato Brasileiro e derrotou o América-MG por 3 a 0, enquanto Bernardo marcou um dos gols e foi substituído no intervalo.
O técnico Ricardo Gomes explicou o motivo da formação utilizada na partida contra o América-MG.
– O Márcio Careca eu nem escalei porque não temos substituto para a posição caso o Ramon não possa jogar. No ataque temos mais peças, porém preferi preservar o Bernardo no intervalo.
Nesta terça-feira (31) o elenco volta a treinar na parte da tarde e segue diretamente para a concentração. Pelo Brasileirão, o time volta a jogar domingo (5), curiosamente contra o Coritiba, no Paraná, e o técnico Ricardo Gomes já deixou claro que utilizará reservas até o término da Copa do Brasil.