Bancos de leite humano precisam de doação

Data:

Compartilhar:

Patrícia Helena Dorileo/GD


Em meio ao mês de campanha nacional de amamentação, os bancos de leite humano (BLH) de todo o país aproveitam para divulgarem o trabalho e recrutarem doadoras.

Em Mato Grosso há dois principais bancos de leite: o do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), na Capital, e o de Rondonópolis. Ambos estão em situação preocupante de estoque. O HUJM conta, hoje, com 19 doadoras, e uma média de 60 litros por mês. O ideal seria, pelo menos, 40 doadoras mensais.

O hospital universitário fornece leite materno para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da própria unidade, além dos hospitais Fêmina e Jardim Cuiabá. Bancos de leite entregam exclusivamente para bebês que estão em UTIs.

“Às mães que desejam doar, estamos de portas abertas. Primeiro, fazemos a triagem para verificar se ela está apta a doar. Se for o caso, vamos à casa dela dar as orientações em relação à ordenha correta, entregar os potes e uma vez por semana vamos buscar o leite em sua residência”, explica Loidjane Lopes Marques Trajano, enfermeira do banco de leite do Júlio Müller.

A estrutura do espaço universitário atende a demanda. A pasteurização do leite é feita no local mesmo, e ainda tem uma sala de apoio às mães onde são dadas orientações às lactantes sobre aleitamento materno.

O banco de leite universitário realizou 700 atendimentos entre janeiro e junho deste ano, e coletou apenas 246,7 litros de leite. 145 mulheres e doaram e 218 bebês receberam.

No BLH rondonopolitano os números são melhores, pois foram 1.803 atendimentos individuais, 417 doadoras e 116 receptores. Entretanto, a quantidade de leite coletado mantém a média mato-grossense: 262,9 litros no primeiro semestre.

Os números são preocupantes especialmente por conta da aproximação do fim de ano e festividades. “Muita gente viaja, o fluxo é naturalmente menor no final do ano. Mas, os bebês continuam nascendo e a nossa demanda não para”, afirma Trajano.

Para quem deseja doar o número do banco de leite do HUJM é (65) 3612-7203; o de Rondonópolis é (65)3410-2785.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas